sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Reinventar na Audiência Pública em Duque de Caxias - RJ

 No dia 20 de Dezembro de 2011 os estudantes de Duque de Caxias que fazem parte do Movimento Reinventar largaram suas férias e foram a luta, a câmara municipal de vereadores chamaram uma audiência pública para pedir explicações da prefeitura e do governo do estado sobre como está o sistema educacional da cidade. Esteve presente o presidente da Câmara dos vereadores Mazinho e os componentes da comissão de educação Fatinha, Orlando Silva e Eduardo Moreira representando a prefeitura a secretaria de educação Roberta Barreto e outros secretários, lamentamos pela ausência da coordenadoria do estado. Lotada a plenária da câmara esteve com professores, diretores, funcionários da educação e cidadãos de toda a cidade.

Movimento Reinventar em plenária antes da audiência


 Ao saber da audiência o movimento Reinventar que tem atuação na entidade estudantil secundarista da cidade, se mobilizou e levou representantes de grêmios estudantis de toda a cidade onde lá foi questionada por nós a falta de um convite formal a entidade estudantil UEDC. Antes do começo da audiência foi feita uma plenária onde debatemos qual seriam as pautas principais defendida por nós do Movimento Reinventar, que colocamos a aprovação imediata do Plano Municipal de Educação onde há bandeiras históricas dos movimentos sociais como o passe-livre irrestrito, eleição direta para diretor, Plano de carreira para todos os funcionários da educação e outros. 

Representantes de grêmios, UEDC, UEES e UBES


No decorrer da audiência tivemos o privilégio de ser chamado para compor a mesa e representar os estudantes da nossa cidade, grande parte dos estudantes presentes pediram a palavra e consegue explanar suas dúvidas e pensamentos. A estudante de escola pública Caroline Barros explanou: " É um grande desafio para nós estudantes podermos estudar de verdade em uma escola onde falta qualidade e investimento, temos que nos unir e conquistar o passe-livre de verdade!"

Luis Moreira diretor da UBES representando o Estudantes de Duque de Caxias

Estiveram presente, o diretor da União dos Estudantes de Duque de Caxias  Joel Schütz, diretora de Movimento Universitário Isabel Akila, Diretora da UEE-RJ Natália Barbosa.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Movimento Reinventar vence "Oposição Clássica"

Vitória pra quem é de luta, essa frase descreve muito bem a realidade que vivenciamos na disputa de delegados para o 39º CONUBES, no CIEP 340 no bairro da Figueira em Duque de Caxias - RJ. Disputando com a chapa Rebele-se da UJR, que levou dezenas de militantes do estado para arrecadar votos para sua chapa no colégio, mas não adiantou os estudantes viram quem realmente luta pelos estudantes e por suas bandeiras, na quais se destacaram a Educação integral e o passe-livre. 

Galera do Grêmio Estudantil da Chapa Reinventar.

Ao todo foram 344 votos sendo 243 para o Movimento Reinventar, contra 99 da chapa Rebele-se e 2 nulos, com isso demonstramos a força e a herança de Darcy Ribeiro.

Vitória após 14h de eleição e a galera ainda estava animada


Resultado final dando vitória ao movimento Reinventar



Reinventar na UBES

Como necessário esse blog voltado para o movimento estudantil no Estado do Rio de Janeiro, agora será voltado para nível nacional do movimento secundarista. Na grande campanha do Movimento Reinventar Quebrando o silêncio!




Estamos indo de volta pra casa, de volta pra UBES!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Movimento Reinventar participa de Encontro nacional de mulheres da UNE

De 21 a 24 de abril, realizou-se em Salvador – BA, o 4º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE (4º EME) que contou com grande participação de jovens oriundas de diversas partes do Brasil.
DSCF0456
O movimento Reinventar se fez presente com uma delegação composta por mulheres-estudantes da Bahia e do Rio de Janeiro.  As trabalhistas levaram suas aspirações e propostas na forma de uma tese que foi distribuída durante os dias do evento.
O encontro tratou de temáticas que tangenciam os debates do movimento estudantil, mas sempre com enfoque das lutas feministas. Dentre os temas importantes se destacaram a assistência estudantil, aborto e a inserção das mulheres na política. Além dos debates políticos rolaram ainda atividades culturais e de afirmação feminina.
DSCF0451
A estudante Tássia Bastos, que é diretora da União dos Estudantes da Bahia (UEB), liderou a bancada do Movimento Reinventar e destacou em sua fala: “É importante para nós mulheres trabalhistas participarmos de todo espaço que promova a luta pela ampliação dos direitos das mulheres. Na universidade existe muita coisa pra avançar. Devemos lutar contra o preconceito de gênero e pela garantia do direito a assistência estudantil para as mães-estudantes e muitas outras coisas.
A militante Fabiane Karine, Reinventar RJ/estudante da UNESA, enfatizou que: “O PDT sempre foi vanguarda na luta das mulheres e teve vários ícones como Dona Neusa Brizola, Teresinha Zerbini, Edialeda Nascimento, isto sem dizer que a presidente Dilma fundou e participou do PDT durante quase vinte anos. Nós da JS precisamos continuar com esta história”, concluiu a estudante que participou do grupo de trabalho LGBT.
DSCF0670
Natália Babosa, estudante da UFRJ e filiada na JSPDT-RJ, falou: “esta foi a primeira oportunidade que tive de participar de um encontro de mulheres-estudantes. Para mim que sou de uma cidade da Baixada Fluminense, Duque de Caxias, foi uma excelente experiência e agora vou poder fortalecer a luta das estudantes na minha cidade e na minha universidade. O nosso papel na sociedade vem crescendo e tenho certeza que encontros como o EME são fundamentais para isso”, finalizou.
O movimento Reinventar apresentou a “Tese Reinventar o Direito das Mulheres na UNE” que foi construída com a participação de militantes do Rio de Janeiro, Bahia e por outras do resto do Brasil.


Fotos: Tássia Bastos

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

UNE/UBES, Lançamento da campanha 10% do PIB para educação !

  No dia 17 de Janeiro foi lançada a campanha por 10% do PIB para educação pelas entidades UNE/UBES recebendo apoio do movimento reinventar de todo o Brasil, depois da 1ª Conferencia Nacional de Educação em Brasilia em março de 2010, a ideia é elevar o PIB direcionado a educação para 7% já esse ano e gradativamente a 10% até 2014 com isso os recursos na educação iria crescer em torno de 250%.

Movimento Reinventar apoia 10% do PIB para educação

  Nessa discussão, estão os sindicatos ligados aos profissionais da educação, as entidades estudantis, reitores de universidades e todos aqueles que querem uma educação melhor no Brasil, agora só depende da organização cívil para conquistarmos essa bandeira que vai revolucionar a educação brasileira!


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Educação integral de um sonho a Brizola.

  Quem diria que uma das bandeiras mais importantes hoje da esquerda e educadores foi originária de um fascista integralista, isso mesmo em meados da decada de 30 Plínio Salgado dizia que para um país ser civilizado e nacionalista deveria ter uma base de educação integral. Sabemos todos que a educação integral de 30 é bem diferente a de Juscelino Kubitschek implantada em Brasília criada juntamente com Darcy Ribeiro para servir de modelo para o Brasil, com o "Plano Humano".

A arquitetura do CIEP foi feita por Oscar Niemeyer 

   Mas a revolução da educação integral atingiu seu ápice em 1983 com o Governo de Leonel de Moura Brizola, com a criação de mais de 500 CIEP's (Centro Integrado de Educação Pública), que em recordes histórico na educação brasileira teve um gasto de metade da receita gerada pelo estado do Rio de Janeiro na construção de uma educação digna para o carioca. Darcy Ribeiro progenitor da ideia e secretario de educação no governo Brizola, trazia no projeto; atendimento médico, dentista, nutricionista, cinco refeições diárias, atendimento psicológico isso tudo para todas as crianças dos CIEP's.

Leonel de Moura Brizola revolucionário da Educação Integral

  Com o passar do tempo e com a derrotada de Brizola lidera pela rede Globo, o projeto de uma nova educação integral foi esquecida, pois logo todos sabiam que o povo do Rio de Janeiro iria ser muito mais questionador e educado, assim seria ruim para os grandes empresários que controlam os maiores meios de produção continuar explorando o povo carioca.

Mais informações sobre o CIEP aqui

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Movimento Reinventar conquista direção executiva da UEDC .

  Aos 8 dias de dezembro de 2010, ocorreu o CONUEDC ( Congresso da União dos Estudantes de Duque de Caxias ), não ficou só marcado na história do município como o maior congresso estudantil, como também, seu embati político em prol do estudante de Duque de Caxias, bandeiras históricas foram defendidas pelos estudantes presentes como; Passe Livre, Eleição direta para diretor, pré-sal para educação e defesa do Plano Municipal de Educação.

Isabel Akilla diretora do reinventar em Duque de Caxias
  Ao final do congresso foi eleita a nova direção da UEDC, acirrada a disputa entre duas chapas, Arrastando toda massa para reinventar a UEDC composta por Reinventar, ujs e independentes e unidade e luta composta por militantes da ujr. A chapa do reinventar foi a grande vencedora com 69 votos contra 56 da unidade e luta.

Mais noticias sobre o congresso acesse o Jornal do Estudante