quinta-feira, 5 de maio de 2011

Movimento Reinventar participa de Encontro nacional de mulheres da UNE

De 21 a 24 de abril, realizou-se em Salvador – BA, o 4º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE (4º EME) que contou com grande participação de jovens oriundas de diversas partes do Brasil.
DSCF0456
O movimento Reinventar se fez presente com uma delegação composta por mulheres-estudantes da Bahia e do Rio de Janeiro.  As trabalhistas levaram suas aspirações e propostas na forma de uma tese que foi distribuída durante os dias do evento.
O encontro tratou de temáticas que tangenciam os debates do movimento estudantil, mas sempre com enfoque das lutas feministas. Dentre os temas importantes se destacaram a assistência estudantil, aborto e a inserção das mulheres na política. Além dos debates políticos rolaram ainda atividades culturais e de afirmação feminina.
DSCF0451
A estudante Tássia Bastos, que é diretora da União dos Estudantes da Bahia (UEB), liderou a bancada do Movimento Reinventar e destacou em sua fala: “É importante para nós mulheres trabalhistas participarmos de todo espaço que promova a luta pela ampliação dos direitos das mulheres. Na universidade existe muita coisa pra avançar. Devemos lutar contra o preconceito de gênero e pela garantia do direito a assistência estudantil para as mães-estudantes e muitas outras coisas.
A militante Fabiane Karine, Reinventar RJ/estudante da UNESA, enfatizou que: “O PDT sempre foi vanguarda na luta das mulheres e teve vários ícones como Dona Neusa Brizola, Teresinha Zerbini, Edialeda Nascimento, isto sem dizer que a presidente Dilma fundou e participou do PDT durante quase vinte anos. Nós da JS precisamos continuar com esta história”, concluiu a estudante que participou do grupo de trabalho LGBT.
DSCF0670
Natália Babosa, estudante da UFRJ e filiada na JSPDT-RJ, falou: “esta foi a primeira oportunidade que tive de participar de um encontro de mulheres-estudantes. Para mim que sou de uma cidade da Baixada Fluminense, Duque de Caxias, foi uma excelente experiência e agora vou poder fortalecer a luta das estudantes na minha cidade e na minha universidade. O nosso papel na sociedade vem crescendo e tenho certeza que encontros como o EME são fundamentais para isso”, finalizou.
O movimento Reinventar apresentou a “Tese Reinventar o Direito das Mulheres na UNE” que foi construída com a participação de militantes do Rio de Janeiro, Bahia e por outras do resto do Brasil.


Fotos: Tássia Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário